Vagas Residuais UFBA 2026

 

 Processo Seletivo de Vagas Residuais 2026
Para Ingresso no Semestre Letivo 2027.1

 

O Processo Seletivo será realizado em quatro etapas sucessivas:

Leia atentamente o Edital nº 06/2026 e confira os critérios de participação, os requisitos e a documentação exigida antes de efetuar sua inscrição.
 
1ª Etapa: Transferência Interna (Alunos da UFBA) :
 Estudante que tenha ingressado na UFBA, até o ano de 2025( artigo 20 do edital), em curso presencial de graduação, por qualquer processo seletivo, possua nota do ENEM obtida em qualquer edição a partir de 2009 e pretenda realizar Transferência Interna para outro curso de graduação da mesma modalidade (BI para BI ou CPL para CPL).

 

2ª Etapa: Reintegração ao curso  ( Ex-alunos da UFBA) 
-Estudante desvinculado de um curso de graduação presencial da UFBA que, antes de concluir qualquer de
suas habilitações, pretenda reintegrar-se ao mesmo curso, e que tenha cursado pelo menos dois  semestres no curso cuja matrícula está inativa, independentemente do percentual de carga horária
integralizada com aprovação no curso de origem.Os critérios de participação e classificação constam dos artigos 29 a 32 do Edital.
 
3ª Etapa: Transferência Externa ( Alunos de outras IES )
Estudante vinculado/a a um curso de graduação presencial, autorizado ou reconhecido pelo MEC, de outra Instituição de Ensino Superior (IES), que pretenda migrar para o mesmo curso na UFBA
Requesitos:
– estar regularmente matriculado 
– ter integralizado, com aprovação, no mínimo, 25%
– possuir nota do ENEM a partir de 2009

 

4ª Etapa: Portador de Diploma de Nível Superior:
Portador de Diploma de Nível Superior em curso de graduação reconhecido pelo MEC, para obtenção de diploma em outro curso de graduação
Documentação para Classificação, :
Histórico Escolar contendo o CR; ou
Histórico Escolar acompanhado de documento oficial contendo o CR

Os candidatos aprovados e convocados neste Processo Seletivo ingressarão na UFBA no semestre letivo 2027.1

 
 

Editais e Anexos
 05.08   | Edital Processo Seletivo Vagas Residuais 2026
 05.08   Anexo I - Cursos e Vagas Ofertados 
 05.08   | Anexo II - Cronograma
 05.08   Anexo III - Pesos Aplicados as Provas do Enem 
 05.08   | Anexo IV - Documentos Exigidos para Matrícula
 05.08   | Anexo V - Edital Habilidade Específica (Música) - Em breve
 05.08   | Resolução 04//2026
Periodo de Inscrições  
 1ª etapa ( Transferência Interna): 12.08 a 14.08.2026
 2ª etapa ( Reintegração de Curso): 16.09 a 22.09.2026
 3ª etapa ( Transferência Externa): 21.10 a 26.10.2026
 4ª etapa (Diplomados): 30.11 a 04.12.2026

 Consulte o Cronograma Completo no Anexo II do Edital.